Metalúgico Pode Aposentar por Tempo Especial
- Dr. Kaique Morais - Advogado
- 10 de jan. de 2022
- 1 min de leitura

🔧🔨 "Poucas profissões são tão duras quanto a de metalúrgico, não é mesmo? Extrair, manusear e lidar no dia a dia com metais pesados provoca graves danos à saúde.
É por isso que a lei garante uma aposentadoria diferenciada para quem trabalhou nessas condições… a aposentadoria especial.
Mas conseguir a aposentadoria especial não é fácil, principalmente com as novas regras da Reforma da Previdência… 🤷🏻♂️🤷🏻♀️
São muitos documentos, procedimentos e leis que podem deixar complicado para o metalúrgico conseguir a aposentadoria especial.🤦🏻♂️🤦🏻♀️
E, além de tudo isso, o INSS não colabora com a gente.⌛
❌ O INSS normalmente alega que você usou EPI eficaz, que o químico não era insalubre ou simplesmente nega sua aposentadoria.
Para você ter ideia de como o INSS não está se esforçando para conceder aposentadorias especiais, ele nem coloca a Aposentadoria Especial como uma opção de agendamento ou protocolo no Meu INSS.
Você é obrigado a protocolar uma aposentadoria por tempo de contribuição e explicar que, na verdade, sua aposentadoria deve ser a especial".
⤵️⤵️❗
Como comprovar a periculosidade/insalubridade?
1.LTCAT;
2.PPP;
3.Contratos de trabalho;
4.Anotação na carteira de trabalho;
5.Contrato de prestação de serviço;
6.Perícia judicial ou reclamatória trabalhista.
7.Adicional de periculosidade, entre outros.
#DireitosTrabalhistas#Trabalhador#INSS#PrevidenciaSocial#DireitoPrevidenciário#DireitoDoTrabalho#Empregado#Insalubridade#Periculosidade#AposentadoriaEspecial#AposentadoriaRural#Empregado
.
🔎 !
. 🧐 ?? Ficou com dúvida ? deixe seu comentário
Instagram: @morais.advogado
e-mail: silvamorais.juridico@gmail.com
site: moraisadvogado.com
Créditos à Ingracio Advocacia
Comments